Nerdino

MIB: Homens de Preto 2

Sinopse do filme “MIB: Homens de Preto 2”

Quando a Terra é subitamente ameaçada pela presença de Serleena, uma Kylothian cruel e monstruosa, disfarçada sob a fachada de uma modelo terráquea, o agente J, em uma corrida contra o tempo, decide recorrer à ajuda de seu antigo parceiro, K. No entanto, K, cuja memória foi apagada, agora leva uma vida tranquila trabalhando nos Correios, sob o nome de Kevin Brown. Determinado a restaurar a memória de K e trazê-lo de volta ao mundo da luta contra as ameaças alienígenas. Somente juntos, armados com suas memórias restauradas, poderão enfrentar Serleena e proteger a Terra.

Ano de lançamento

2002

Diretor

Barry Sonnenfeld

Orçamento

US$ 140 milhões

Bilheteria

US$ 445 milhões

História da Produção do filme “MIB: Homens de Preto 2”

Men in Black II (estilizado como MIIB) é um filme de comédia de ação de ficção científica de 2002, baseado na série de quadrinhos da Marvel de mesmo nome. Produzido pela Columbia Pictures e Amblin Entertainment em associação com MacDonald Parkes Productions, e distribuído pela Sony Pictures Releasing, é a sequência de Men in Black (1997) e o segundo filme da franquia Men in Black. 

O filme foi dirigido por Barry Sonnenfeld a partir de um roteiro de Robert Gordon e Barry Fanaro, e estrelado por Tommy Lee Jones e Will Smith, com Lara Flynn Boyle, Johnny Knoxville, Rosario Dawson, Tony Shalhoub e Rip Torn em papéis de apoio. Também apresentou a última aparição cinematográfica de Michael Jackson antes de sua morte em junho de 2009. 

O desenvolvimento de uma sequência do filme começou após o sucesso de bilheteria do original; os retornos de Jones, Smith e Sonnenfeld foram confirmados até 2001, e David Koepp foi inicialmente contratado para escrever o roteiro. Koepp então saiu da produção para trabalhar em Homem-Aranha (2002) e foi substituído por Gordon e Fanaro. 

A fotografia principal começou em 11 de junho de 2001 e durou até setembro daquele ano, ocorrendo principalmente na cidade de Nova York; as filmagens foram adiadas e várias cenas foram retrabalhadas após os ataques de 11 de setembro daquele mês. 

A trilha sonora do filme continha a música tema “Black Suits Comin’ (Nod Ya Head)”, interpretada por Smith. Além desta música, o compositor Danny Elfman, que marcou o primeiro filme, voltou para compor sua sequência.

Men in Black II estreou no Mann Village Theater em Westwood, Los Angeles, em 26 de junho de 2002, e foi lançado nos cinemas nos Estados Unidos em 3 de julho do mesmo ano. Recebeu críticas geralmente negativas dos críticos, que o consideraram “inferior” ao seu antecessor, mas elogiaram as atuações de Jones e Smith. No entanto, foi um sucesso financeiro, tornando-se o quinto filme de maior bilheteria de 2002. 

Trailer do Filme “MIB: Homens de Preto 2

Crítica do filme “MIB: Homens de Preto 2”

Vamos nós de novo com mais uma sequência que parece ter saído de uma linha de montagem de filmes! MIB – Homens de Preto II, ou como eu gosto de chamar, “a reprise cansativa do original”, nos traz de volta ao universo dos homens de preto com tanto entusiasmo quanto uma lesma subindo uma montanha (ainda bem que o 3 acabou salvando o final da trilogia original). Só porque o primeiro filme fez dinheiro, não significa que precisamos ser submetidos a uma versão reciclada e preguiçosa disso.

O enredo? Bem, parece que pegaram o script do primeiro filme, mudaram algumas palavras aqui e ali e voilà, temos uma sequência! Deixe-me adivinhar, um vilão alienígena ameaça a Terra, Agent J e agora “recém-reintegrado” K têm que salvá-la, e pelo meio do caminho, há algumas piadas, até que boas (ponto positivo do filme) e uma trama preguiçosa.

Robert Gordon e Barry Fanaro, responsáveis por esse roteiro, aparentemente acharam que seria uma boa ideia descartar qualquer tentativa de originalidade e apenas reciclar as piadas antigas, esperando que ninguém percebesse. Bem, notícia para eles: percebemos! A 

O diretor Barry Sonnenfeld também manteve o que rolou no primeiro filme, sem nada novo. 

Já atuação de Will Smith e Tommy Lee Jones salvam o filme. A dupla funciona bem, como no primeiro filme. E parece que o Smith tem mais carisma ainda na continuação. Da pra ver que eles divertiram gravando essa parada.

Os efeitos especiais são datados. Computação gráfica ruim e efeitos práticos meia boca só contribuem para a sensação de que alguém decidiu fazer esse filme com o orçamento de uma barraca de limonada (mas ele custou caro pra época).

No entanto, nem tudo é ruim. Com eu falei, há algumas piadas que conseguem arrancar risos, e a dinâmica entre Agent J e o agora “Kevin” é maneira, uma tentativa de injetar um pouco de frescor num filme. E vamos dar um pequeno crédito para Frank, o parceiro canino falante, que funciona bem como alívio cômico. 

Em uma escala de 1 a 5, onde 1 é péssimo e 5 é excelente, eu dou a MIB – Homens de Preto II um sólido… 2,5! Isso mesmo, no meio do caminho entre uma dor de cabeça e um encolher de ombros. Talvez a nostalgia fale mais alto aqui, mas é um filme “legalzinho”, e isso que é triste, porque tinha potencial para ser incrível.

Picture of Johnny Martin

Johnny Martin

Sou um dinossauro tão velho quanto minha coleção de HQ's. Aqui explano minha sabedoria sobre filmes, séries e tudo mais do mundo nerd. Mas cuidado, minha opinião pode machucar corações sensíveis.

Nota do filme

Compartilhe!
Compartilhe!
Compartilhe!
Compartilhe!
0 0 votos
Qual sua nota?
Inscrever-se
Notificar de
guest


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários