Nerdino

MIB: Homens de Preto

Sinopse do filme “MIB: Homens de Preto”

Uma aventura de ficção científica dirigida por Barry Sonnenfeld, estrelando Will Smith como o policial novato James Edwards, também conhecido como “J”. O filme acompanha a história de J, recrutado por uma misteriosa organização secreta governamental chamada “Homens de Preto”, cujo objetivo é monitorar e regular a atividade alienígena na Terra. Ele é designado para trabalhar ao lado do veterano agente K, interpretado por Tommy Lee Jones, um homem durão e cético. Juntos, eles investigam uma série de eventos estranhos, incluindo a presença de um inseto alienígena disfarçado como um fazendeiro humano. 

Ano de lançamento

1997

Diretor

Barry Sonnenfeld

Orçamento

US$ 90 milhões

Bilheteria

US$ 590 milhões

História da Produção do filme “MIB: Homens de Preto”

“Homens de Preto” é um filme de ação, comédia e ficção científica americano de 1997 baseado na série de quadrinhos da Marvel Comics, que por sua vez foi inspirada em teorias da conspiração. Produzido pela Columbia Pictures e Amblin Entertainment em associação com MacDonald Parkes Productions, e distribuído pela Sony Pictures Releasing, é o primeiro filme da franquia Men in Black. 

Dirigido por Barry Sonnenfeld a partir de um roteiro escrito por Ed Solomon, o filme conta com Tommy Lee Jones e Will Smith nos papéis principais, com Linda Fiorentino, Vincent D’Onofrio e Rip Torn em papéis de apoio. No filme, Kevin Brown / Agente K (Jones) e James Darrell Edwards III / Agente J (Smith) investigam uma série de incidentes criminais aparentemente não relacionados a formas de vida extraterrestres que vivem em segredo na Terra.

O desenvolvimento do filme começou em 1992, após os produtores Walter F. Parkes e Laurie MacDonald adquirirem os direitos da série de quadrinhos. Solomon foi contratado para escrever o roteiro, enquanto Sonnenfeld foi escolhido como diretor devido ao seu trabalho em “A Família Addams”. 

As filmagens ocorreram principalmente em Nova York, com efeitos visuais sendo feitos pela Industrial Light & Magic. 

O filme estreou em 25 de junho de 1997 e foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos em 2 de julho, recebendo aclamação crítica por seu roteiro, sequências de ação e performances de Jones e Smith. Ele arrecadou mais de US $ 589 milhões em todo o mundo e ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem, além de ser indicado em outras categorias.

Trailer do Filme ” MIB: Homens de Preto”

Crítica do filme “MIB: Homens de Preto”

Esse é um filme daqueles que nos fazem lembrar dos dias dourados do cinema, quando a comédia sci-fi não precisava de um CGI exagerado para te fazer rir. “Homens de Preto”, ou como eu gosto de chamar, “aquela joia dos anos 90 que continua brilhando”, é um daqueles filmes que você pode assistir repetidas vezes e ainda se divertir como se fosse a primeira vez.

O que torna “Homens de Preto” tão especial não é apenas o fato de ser um filme sobre alienígenas, porrada, tiro e teorias da conspiração, mas sim como ele transforma esse conceito em uma comédia inteligente e cheia de personalidade. Pegue um roteiro inteligente, misture com uma ótima direção, um elenco incrível e você tem uma receita para o sucesso.

Vamos começar com a química impecável entre Will Smith e Tommy Lee Jones. Esses dois são como óleo e água, mas de alguma forma, funcionam perfeitamente juntos. Jones traz toda a seriedade necessária para o papel do veterano Agente K, enquanto Smith é puro carisma como o novato Agente J. Eles são a cola que mantém toda essa parada alienígena unida, e é impossível não se pegar torcendo por essa dupla improvável.

E não podemos esquecer do elenco de apoio, que é simplesmente fenomenal. Rip Torn como o chefe da agência é a personificação da autoridade, enquanto Linda Fiorentino traz uma dose extra de charme e inteligência como a médica legista Laurel. E claro, temos o incrível Tony Shalhoub como o alienígena Jeeb e o ameaçador Vincent D’Onofrio como o vilão aterrorizante. Sério, esses caras são como a cereja no topo do bolo, adicionando ainda mais sabor a uma história já deliciosa.

Agora, vamos falar de efeitos especiais. Eles realmente sabiam o que estavam fazendo. Mesmo depois de duas décadas, os efeitos de “Homens de Preto” ainda seguram bem a barra. E olha que o filme depende bastante deles para funcionar. É como se a equipe de efeitos especiais dissesse: “CGI? O que é isso? Vamos fazer as coisas do jeito antigo, com próteses e maquiagem”. E o resultado é simplesmente espetacular. Rick Baker, o mestre por trás das maquiagens, merece todo o reconhecimento por transformar atores em alienígenas tão convincentes que você realmente acredita que eles são de outro mundo.

E tem a trilha sonora! Ela acertou em cheio com “Homens de Preto”. A música tema é daquelas que gruda na sua cabeça e não sai mais, assim como o filme em si.

Agora, claro que o filme não é perfeito. Alguns podem argumentar que é um pouco previsível, cheio de clichês e tal. Sério, se você é desses, não vamos sentar juntos no recreio, seu nerdizinho chato e gosto duvidoso?

“Homens de Preto” é diversão garantida do início ao fim, e isso é o que importa. Então, se você ainda não viu esse clássico dos anos 90, corre lá e assiste. Eu dou um merecido 4 de 5.

Picture of Johnny Martin

Johnny Martin

Sou um dinossauro tão velho quanto minha coleção de HQ's. Aqui explano minha sabedoria sobre filmes, séries e tudo mais do mundo nerd. Mas cuidado, minha opinião pode machucar corações sensíveis.

Nota do filme

Compartilhe!
Compartilhe!
Compartilhe!
Compartilhe!
0 0 votos
Qual sua nota?
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários