Nerdino

As músicas mais famosas do Cinema!

E aí, nerds e nerdas amantes de música que não aguentam mais ouvir os “sucessos do momento”! Escutar as músicas mais tocadas no Brasil não é uma coisa fácil, por isso vamos mergulhar em uma lista repleta de nostalgia, clássicos e qualidade musical.

A proposta de hoje é elencar as 11 mais conhecidas músicas temas de filmes. Sabe quando você ouve uma música e automaticamente você lembra do longa que ela faz parte? Então é sobre elas que vamos falar. Mas antes de tudo, vamos deixar uma coisa clara: estamos deixando de lado os temas de animação e temas instrumentais. Queremos músicas de bandas ou mesmo cantores, ou cantoras solo, que fazem você querer levantar do sofá e sair por aí dançando, e chorando de nostalgia! 

Então preparem-se para o ranking definitivo das mais famosas músicas temas dos filmes (E sim é a definitiva, não há lista melhor feita)

Sem mais enrolação, vamos começar essa contagem regressiva. E se você não concordar comigo, já aviso que está errado. Mas se quiser compartilhar seu equívoco, te convido a discutir nos comentários.

11. Curtindo a Vida Adoidado - "Oh Yeah", de Yello

E começamos nossa lista com um clássico dos anos 80 que mais parece um hino para a arte de matar aula e escapar ileso! Sim, estou falando de “Curtindo a Vida Adoidado”, onde o protagonista Ferris Bueller nos mostra como driblar a escola e curtir a vida como se não houvesse amanhã. 

Eu poderia falar na música Twist and Shout dos Beatles, mas eu não acho que ao ouvi-la, seja automaticamente associada ao filme. Por isso é outra música que aparece por aqui. A melhor trilha sonora para acompanhar esse desfile de irresponsabilidade é a “Oh Yeah” do Yello.

Essa música é tão viciante que até mesmo a banda deve se perguntar como uma faixa tão simples pode se tornar tão icônica. Sério, quem precisa de letras elaboradas quando você tem um “Oh Yeah” ecoando na sua cabeça a música inteira? Se você quer uma trilha sonora para sua próxima matada de aula, não procure mais.

10. Uma Linda Mulher - "Oh, Pretty Woman", de Roy Orbison

Ah, a história do cara rico que pega a garota pobre, uma moça da noite, e a transforma em uma princesa moderna. E qual seria a trilha sonora perfeita para esse “conto de fadas”? Claro, “Oh, Pretty Woman” de Roy Orbison.

Estamos falando de um filme que transformou uma prostituta em ícone fashion, e tudo ao som dessa música que parece ter saído diretamente dos anos 60.

Se esse filme fosse no Brasil e algum ricão quisesse tirar alguma moça da profissão, certeza que a música tema seria alguma do Milionário e José Rico.

9. Top Gun - "Danger Zone", de Kenny Loggins

Ah, Top Gun, o filme que transformou Tom Cruise em um ícone e nos fez questionar se realmente dá pra jogar vôlei de praia de jeans. E qual seria a trilha sonora perfeita para acompanhar as aventuras de Maverick e Goose nas alturas? “Danger Zone” de Kenny Loggins, é claro.

Sim, eu sei, essa música é tão anos 80 que chega a dar vontade de sair dirigindo um carro conversível com o vento no cabelo e o sol no rosto. 

Mas vamos dar o crédito que “Danger Zone” merece. Afinal, é impossível não se empolgar com aquele refrão, mesmo que você não faça a mínima ideia do que seja um “Zone of Danger”. Então, se você está pronto para sentir a adrenalina correndo nas veias, aumente o volume e entre na zona de perigo com Kenny Loggins (Isso ficou uma ótima chamada pra uma Sessão da Tarde).

8. As Branquelas - "A Thousand Miles", de Vanessa Carlton

A comédia mais queridinha no Brasil. Onde dois agentes negros do FBI se passando por garotas ricas. Mas espera aí, estamos falando de uma comédia sobre identidade, racismo e… “A Thousand Miles” de Vanessa Carlton?

Sim, meus caros, parece que alguém decidiu que a trilha sonora ideal para acompanhar essa jornada de travestis disfarçados era uma música que parece ter sido tirada diretamente de um álbum de adolescentes dos anos 2000. 

“A Thousand Miles” pode até ser a trilha sonora perfeita para aqueles momentos em que você precisa se sentir como uma garota andando pela rua com sua bolsa Louis Vuitton, mesmo que você seja um homem grande, musculoso e másculo.

7. Armageddon - "I Don't Want to Miss a Thing", de Aerosmith

Será mesmo que a NASA realmente recrutaria uma equipe de perfuradores de petróleo para salvar o mundo? Mas sério, pessoal, estamos aqui para falar da trilha sonora, não da lógica do roteiro. E que trilha sonora, hein? “I Don’t Want to Miss a Thing” do Aerosmith, a balada hard rock melosa, mais melosa que já existiu.

“I Don’t Want to Miss a Thing” pode até ser uma das músicas mais românticas dos anos 90, mas vamos encarar a realidade: ela tocou tanto naquela época que é como se estivéssemos presos em um loop temporal onde só há espaço para melodias pegajosas e declarações de amor exageradas.

Pelo menos essa música serviu para nos lembrar que mesmo no meio do apocalipse, o amor pode florescer. Ou algo assim. Então, se você está pronto para se emocionar e se sentir como se estivesse em um videoclipe dos anos 90, cheio de clichês, aumente o volume e solte a voz com o Steven Tyler. 

6. Mad Max 3 - "We Don't Need Another Hero", de Tina Turner

Ah, Mad Max 3, filme bemmmmmm meia boca, que ficou eternizado por uma cena e uma música. O filme que nos fez questionar se ainda haveria esperança em um mundo pós-apocalíptico dominado por carros tunados e gente feia. E qual seria a trilha sonora perfeita para acompanhar essa jornada de velocidade e caos? “We Don’t Need Another Hero” de Tina Turner, é claro.

Porque, sério, quem não se lembra da Tina Turner dentro de uma gaiola, torcendo contra nosso protagonista, que lutava pendurado por elásticos contra um gigante deformado? Essa cena, ao som da música em questão, sempre aparecia na propaganda do filme na TV aberta.

“We Don’t Need Another Hero” tem aquele ritmo contagiante que faz você querer pegar sua jaqueta de couro e sair dirigindo pela estrada como se não houvesse amanhã. Mas se acalme, não dá pra fazer isso com seu Corsa Wind 97, ainda mais com essa barriga de cerveja que mal cabe no carro.

5. Titanic - "My Heart Will Go On", de Celine Dion

Ah, Titanic, o filme que nos fez questionar se realmente não cabiam duas pessoas na porta. Um filme, melhor dizendo, o filme romântico mais conhecido e assistido de todos os tempos. Um filme cheio de paixão, beleza e lágrimas. E que melhor maneira de nos afundar ainda mais nas lágrimas do que com “My Heart Will Go On” de Celine Dion?

Sim, pessoal, estamos falando daquela música que tocou tanto nos anos 90 que até mesmo o Jack e a Rose provavelmente pediam para o DJ mudar de música. 

Mas vamos dar crédito onde o crédito é devido. “My Heart Will Go On” pode até ser clichê e ter sido tocada até o esgotamento, mas quem pode negar o poder da voz de Celine Dion? Ela era, e ainda é, fenomenal. Então, se você está pronto para se emocionar como se estivesse flutuando em uma porta no meio do Atlântico, aumente o volume e solte a voz com Celine.

4. Mortal Kombat - "Mortal Kombat Theme Song"

Tá, eu sei que adaptações live-action de vídeo games nunca dão certo. Mas o primeiro filme do Mortal Kombat é até que assistível, vai. Figurinos bem legais, boas cenas de luta e um roteiro ruim, mas que fazia juz aos jogos. E que música poderia nos acompanhar nessa jornada de lutas épicas e diálogos risíveis? Nada menos que a “Mortal Kombat Theme Song”, é claro.

Sim, estamos falando daquela música que basicamente lista os nomes dos lutadores do jogo, e o nome do jogo. “Sub-Zero, Scorpion, Liu Kang”, sério, quem precisa de poesia quando você tem uma lista de personagens sendo gritada na sua cara durante uma boa parte da música?

É uma música que consegue capturar perfeitamente a essência do jogo: pancadaria pura e simples. E se você não se sentir pelo menos um pouco animado ao ouvi-la, então talvez você deve estar morto por dentro. 

3. Space Jam - "Space Jam", de Quad City DJ's

Entrando no nosso pódio, o filme que nos fez questionar se Michael Jordan era realmente o melhor jogador de basquete do mundo ou se ele era apenas o único que estava disposto a atuar ao lado de desenhos animados (mentira, ele é o maior). E que música poderia nos acompanhar nessa saga cósmica de basquete intergaláctico? Nada menos que a “Space Jam” dos Quad City DJ’s, é claro.

Sim, pessoal, estamos falando daquela música que parece uma mistura de batida eletrônica com gritos de torcida, como se estivéssemos em uma rave esportiva no espaço sideral. Tá, eu sei que essa música foi criada especificamente para o filme, mas sério, quem precisa de letras profundas quando você pode ter uma música que basicamente diz para todo mundo levantar e enterrar a bola?

Essa animação é espetacular. A Warner acertou em cheio nesse filme (já o dois…). Um jogo de basquete entre humanos e alienígenas, Pernalonga, Patolino, Bill Murray e aquele ritmo que faz você querer levantar do sofá e começar a dançar como se estivesse em uma quadra de basquete. 

2. Rocky III - "Eye of the Tiger", de Survivor

Eu duvido que você não se lembre automaticamente de Rocky quando essa música toca. E é estranho pensar que ela só apareceu no terceiro filme da franquia. Uma música que sempre te um ás a mais, independentemente do que você esteja fazendo. “Eye of the Tiger” do Survivor, é um clássico motivacional, arrisco dizer que é uma das músicas mais associadas a esportes no mundo.

Quando esse som toca, faz você querer correr pelado pelas ruas da Filadélfia enquanto soca o ar e grita “Adrian” no topo dos pulmões. “Rising up, back on the street”, sério, quem precisa de letras elaboradas quando você pode ter uma música que basicamente diz para você nunca desistir, não importa quantas vezes você seja nocauteado?

Uma música incrível, com guitarras dinâmicas, vocais sensacionais e muito bem climatizada. “Olhos de Tigre” é a nossa vice-campeã!

1. Caça-Fantasmas - "Ghostbusters", de Ray Parker Jr.

E aqui estamos, no topo do pódio das trilhas sonoras mais conhecidas do cinema, com nada menos que “Ghostbusters” de Ray Parker Jr., do clássico Caça-Fantasmas! Ah, meu amigo, esse é o hino que nos faz querer sair pela rua com uma mochila de prótons às costas, pronto para capturar qualquer assombração que cruzar nosso caminho.

Essa música é poesia pura: “Who you gonna call? Ghostbusters!” tocando em um loop infinito, com várias sirenes e vocais sensacionais. Os filmes são clássicos, aventuras divertidas e engraçadas (Tirando aquele só com mulheres, MEU DEUS que filme ruim), e esse tema só vem abrilhantar ainda mais o longa)

Mas vamos ser honestos, “Ghostbusters” não é apenas uma música, é um símbolo de uma era. É um lembrete de uma época em que filmes eram divertidos, mesmo os efeitos especiais sendo… bem, especiais. Então, se você está pronto para reviver a nostalgia dos anos 80 e se juntar à equipe mais corajosa de Nova York, aumente o volume e grite junto “Who you gonna call? Ghostbusters!”.

Então, meus jovens aficionados por cinema e amantes de boa música, chegamos ao fim dessa viagem pelas trilhas sonoras mais icônicas do cinema. De Caça-Fantasmas a Curtindo a Vida Adoidado, de Survivor à Celine Dion, esta lista está repleta de emoções, nostalgia e, é claro, muita música boa.

Uma coisa é certa: a música certa, no lugar certo, tem o poder de nos transportar para universos paralelos. Nos fazer sentir emoções guardadas e nos lembrar de momentos incríveis que marcaram nossas vidas.

Então, se você concorda com a lista, você está certo, se você discorda dela, está errado, mas não deixe de escrever seus comentários aí abaixo. Afinal, mesmo esse blog sendo meu e eu sempre estando certo, este é um espaço para todos nós, cinéfilos e críticos de plantão, discutirmos, debatermos e blá blá blá.

Picture of Johnny Martin

Johnny Martin

Sou um dinossauro tão velho quanto minha coleção de HQ's. Aqui explano minha sabedoria sobre filmes, séries e tudo mais do mundo nerd. Mas cuidado, minha opinião pode machucar corações sensíveis.

0 0 votos
Qual sua nota?
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários