Órfão desde a infância, Peter Parker vive em Nova York com sua amada tia May e o estimado Tio Ben. Ele segue uma vida comum de estudante, trabalhando como fotógrafo no jornal Clarim Diário, supervisionado pelo editor J. Jonah Jameson, enquanto flerta com Mary Jane e se diverte com seu amigo Harry Osborn. Durante uma excursão escolar, após ser picado por uma aranha geneticamente modificada, Peter descobre poderes extraordinários: força, agilidade e uma percepção aracnídea. Decidido a honrar as palavras de seu tio, ele assume o manto do Homem-Aranha, enfrentando o crime.
“Spider-Man” é um filme de super-herói de 2002 baseado no personagem da Marvel Comics de mesmo nome, criado por Stan Lee e Steve Ditko. Dirigido por Sam Raimi a partir de um roteiro de David Koepp, é o primeiro filme da trilogia do Homem-Aranha de Raimi, produzido pela Columbia Pictures em associação com a Marvel Enterprises e Laura Ziskin Productions, e distribuído pela Sony Pictures Releasing.
O filme é estrelado por Tobey Maguire como o personagem titular, ao lado de Willem Dafoe, Kirsten Dunst, James Franco, Cliff Robertson e Rosemary Harris. O filme narra a história de origem do Homem-Aranha e seu início como super-herói.
O desenvolvimento de um filme live-action do Homem-Aranha começou em 1975. Diversos cineastas, como Tobe Hooper, James Cameron e Joseph Zito, estiveram ligados ao projeto em algum momento. No entanto, o projeto ficou estagnado devido a problemas de licenciamento e financeiros. Após quase 25 anos de estagnação, a Columbia Pictures licenciou o filme para um lançamento mundial em 1999, depois de adquirir opções da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM) em todos os roteiros anteriores desenvolvidos pela Cannon Films, Carolco e New Cannon. A Sony contratou Koepp para criar um roteiro (creditado como de Cameron) e Koepp recebeu crédito exclusivo na versão final. Antes da contratação de Raimi em 2000, vários diretores foram considerados para o projeto.
As filmagens ocorreram em Los Angeles e Nova York de janeiro a junho de 2001. Danny Elfman foi contratado para compor a trilha sonora do filme, enquanto a Sony Pictures Imageworks lidou com os efeitos visuais. “Spider-Man” estreou no Mann Village Theater em 29 de abril de 2002 e foi lançado nos Estados Unidos em 3 de maio.
O filme recebeu críticas positivas da audiência e dos críticos, elogiando a direção de Raimi, a história, as performances, os efeitos visuais, as sequências de ação e a trilha sonora.
Foi o primeiro filme a arrecadar mais de $100 milhões em um único fim de semana e o mais bem-sucedido baseado em quadrinhos na época. O filme recebeu indicações ao Oscar de Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais. “Spider-Man” é creditado por redefinir o gênero de super-heróis moderno e o blockbuster de verão.
Trailer do Filme “Homem-Aranha“
O glorioso Homem-Aranha de 2002, o filme que provou que até mesmo um herói que parece ter saído de uma convenção de cosplay pode brilhar na tela grande. O que temos aqui é um conto clássico de um nerdzinho mordido por uma aranha, que, ao invés de correr para o hospital, decide fazer acrobacias em trajes apertados. Ouvir pela primeira vez “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades” foi algo, no mínimo, mágico.
Vamos começar com o básico: a estética. Raimi, esse mestre do cinema, decidiu pintar tudo com cores tão vibrantes que fazem os olhos doerem. Sério, se você não sair do cinema com uma cegueira temporária, não está assistindo direito. Mas isso é exatamente o que queremos, certo? Queremos ser agredidos pelos tons de vermelho e azul, porque, afinal, somos masoquistas cinéfilos que adoram ser espancados pela paleta de cores correta.
E que tal aquele figurino? Simplesmente divino! A roupa do Aranha é como uma segunda pele emborrachada, com teias em relevo, o que é ótimo. Ah, e não podemos esquecer dos lançadores de teia orgânicos. Sim, porque por que se contentar com uma história de mutação aracnídea quando você pode adicionar um toque de bioengenharia? Afinal, era isso que todo nerd fã do Aranha queria ver!
E as atuações? Que elenco estelar! Temos Tobey Maguire, o mestre do olhar perdido, interpretando o querido Peter Parker. Ele é tão convincente como nerd que você realmente acredita que ele nunca ouviu falar em academia ou autoconfiança. Kirsten Dunst e James Franco fazem uma boa escada pro herói. E não podemos esquecer Willem Dafoe como o Duende Verde, que é tão caricato que faz o Coringa parecer um modelo de sobriedade. Ele deve ser top 3 melhores vilões de filmes de heróis.
A história? Bem, é uma história de origem, então já sabemos o que esperar e é isso que faz tudo mégico. Raimi faz isso funcionar tão bem que você mal percebe que está assistindo a mais um conto sobre como um cara com poderes aracnídeos decide lutar contra o crime enquanto lida com seus problemas amorosos.
Agora, vamos falar sobre os efeitos especiais. Ok, talvez eles não tenham envelhecido tão bem quanto o vinho, mas eles ainda têm aquele charme dos anos 2000. E não podemos esquecer do trabalho de John Dykstra, o mestre dos efeitos especiais, que nos deu os incríveis saltos e malabarismos do herói. É como se estivéssemos assistindo a um espetáculo de acrobacias com um toque de CGI.
No final das contas, Homem-Aranha é um daqueles filmes que você nunca vai esquecer de ter visto. É uma história de origem recheada de fan-service. Entra fácil na lista de 10 melhores filmes de super-heróis já lançados. O herói é herói mesmo, o vilão é emblemático, tudo funciona bem demais nesse longa!
Então, se você quer uma dose saudável de nostalgia, ação exagerada e cores vibrantes, vá em frente e mergulhe nesse clássico. Só não se esqueça dos óculos escuros. E a nota? 4,5. Porque Homem-Aranha é simplesmente espetacular.
Sou um dinossauro tão velho quanto minha coleção de HQ's. Aqui explano minha sabedoria sobre filmes, séries e tudo mais do mundo nerd. Mas cuidado, minha opinião pode machucar corações sensíveis.